ACS – VOLVO CARS

10 de Outubro de 2007Voltar para Sala de Imprensa

A Alcohol Countermeasure Systems Corp (ACS) firmou um contrato com a Volvo Car Corporation para produzir o novo Alcoguard – um aparelho que tem como objetivo prevenir que o motorista dirija após consumir álcool ao exigir que o motorista passe por um teste de ar expirado antes de dar a partida no veículo. A ACS trabalhou em conjunto com a Volvo Cars para fabricar um produto totalmente integrado desenvolvido exclusivamente para os veículos da Volvo. Ao invés de utilizar um sistema genérico, a ACS desenvolveu um produto totalmente novo que atende às especificações da indústria automotiva exigidas pela Volvo Cars.

Bill Burger, Diretor Técnico da ACS afirmou “Uma coisa é uma montadora incorporar um produto á existente nos veículos que ela produz como um opcional depois que o veículo está pronto, mas algo muito diferente é uma montadora solicitar o desenvolvimento de um sistema customizado de controle de partida para testes de alcoolemia para produção em massa.” A ACS é o primeiro fabricante deste tipo de produto a firmar tal contrato.

O Alcoguard utiliza a tecnologia wireless que permite que o motorista leve o aparelho com ele ao sair do veículo. Anteriormente, a maioria dos etilômetros de controle de partida exigiam que os testes fossem conduzidos no interior do veículo, devido a restrições causadas pelos fios e cabos utilizados. Apesar de utilizar uma tecnologia relativamente nova (wireless), o aparelho já provou sua eficiência e confiabilidade em diversos estudos de campo.

Para assegurar que os padrões de qualidade sejam atendidos, a Volvo Cars determinou que a ACS cumpra as normas Q1 definidas pela Ford – empresa que controla a Volvo Cars. A ACS está atualmente na fase final do processo de certificação de outro padrão automotivo, a TS 16949, que em breve deverá complementar as certificações ISO 9001 e ISO 14001 que a empresa já possui.

Espera-se começar a produção em série no início de 2008. Os clientes que desejarem adquirir o sistema Alcoguard devem visitar um revendedor da Volvo Cars na Suécia.