A Ontario Racing Commission (ORC) é uma agência governamental responsável por regulamentar o setor de corrida de cavalos no estado de Ontário. A ORC supervisiona a integridade e segurança de todos os 18 hipódromos espalhados por Ontário.
Com ativos que valem milhões de dólares e cavalos que podem atingir velocidades de 50km/h, a segurança das pessoas envolvidas nas atividades do hipódromo e a segurança dos cavalos é de importância única. A ORC apresentava a necessidade de um método conveniente e com ótimo custo-benefício para realizar testes de alcoolemia em todos que entravam nas pistas. A solução precisava ser de aplicação viável em todo o estado, ao mesmo tempo em que deveria apresentar bom desempenho mesmo sob as condições de poeira e umidade típicas das pistas de corrida de cavalos.
A ORC avaliou e adquiriu 19 unidades do bafômetro ALERT J5 – um para cada um dos hipódromos e um extra. Todos os envolvidos em atividades que exigem cuidado com a segurança realizam o teste de alcoolemia, incluindo jóqueis, oficiais, fiscais de padoque, inspetores e até mesmo veterinários. Aproximadamente 100 testes são realizados por evento para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Jereme Locke, da ORC afirmou, “Escolhemos os produtos da ACS pois o atendimento ao cliente é importante e a ACS respondeu muito bem ao desenvolver um produto que funciona mesmo em condições adversas como as nossas”.
A ORC também adquiriu uma unidade de equipamentos de calibração para assegurar que os equipamentos sejam calibrados com grande rapidez. Agora, os jóqueis, proprietários dos animais e fãs deste esporte podem esperar uma corrida vibrante e segura!
O Departamento de estradas e veículos automotores da Flórida (DHSMV) é responsável pela segurança das estradas através de serviços, ações educativas e fiscalização. Barbara Lauer, chefe do departamento de programas de educação de condutores e de direção sob a influência de álcool, está envolvida com os desafios da área há mais de 30 anos e liderou a implementação de uma série de iniciativas que se provaram bastante eficazes.
A segurança dos motoristas é a prioridade máxima do DHSMV. Com aproximadamente 20 milhões de veículos registrados rodando pelas estradas da Flórida, existe uma grande necessidade de reduzir o risco de motoristas que foram flagrados dirigindo sob a influência do álcool voltem a conduzir um veículo se não estiverem sóbrios.
Para enviar uma mensagem de impacto sobre a postura da Flórida a respeito deste problema, uma nova legislação entrou em vigor em 1 de Julho de 2003. Esta lei exige que motoristas que infringiram a lei por dirigir sob a influência de álcool tenham um etilômetro de controle de partida instalado em seu veículo. O programa deveria atingir todo o estado e acessível, com possibilidade de implantação imediata.
AA ACS respondeu às exigências do DHSMV com um programa completo específico para motoristas infratores.
Com um etilômetro de controle de partida instalado no veículo, o motorista infrator tem que fornecer uma amostra de ar expirado adequada e ser aprovado no teste de alcoolemia antes de ser capaz de dar a partida no veículo. O aparelho armazena os dados de cada teste, além de informações sobre o uso do veículo e qualquer tentativa de burlar o sistema. As ações que violam o programa resultam na necessidade do motorista apresentar-se um centro de assistência, quando as informações armazenadas no sistema são transferidas para um servidor central e ficam disponíveis para as autoridades responsáveis 24 horas por dia. Para assegurar o cumprimento do programa, os custos são pagos pelo usuário mensalmente e o valor é acessível.
Em caso de violações, o motorista fica obrigado a participar de uma reunião com um avaliador para uma sessão de monitoramento. Se houver uma segunda violação, o motorista infrator passa a encontrar-se com o avaliador ao menos uma vez por mês para discutir seu comportamento em continuar a ingerir bebida alcoólica e dirigir.
Desde seu início em 2004, mais de 21.000 motoristas já participaram do programa, fazendo do “Sunshine State” ser reconhecido como um líder na questão de segurança do trânsito.